Tuesday, July 31, 2007

Saturday, July 28, 2007

Já que estamos numa de futilidades...


...deixem-me partilhar isto convosco:
Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!
Pronto, já me sinto melhor!
Comprei este magnífico instrumento de fazer penteados bestiais num abrir e fechar de olhos. Entretanto, fui cortar 2m de cabelo... só hoje fui experimentar e... pois... 1- coloca; 2-enrola; 3... er... enrola?? ou não!!! Já não tenho cabelo suficiente!!! E agora?? Que penteado vou levar amanhã ao casamento da Elsa?? Quem me manda a mim arranjar estas modernices! Ai, ai...

É oficial: adoro o meu novo cabeleireiro!

Aviso: post fútil!
Fui marcar uma hora na cabeleireira e, qual não é o meu espanto (spaint, em inglês!!), quando chego lá e em vez da simpática senhora que mexe no meu cabelo e com um ar de nojo diz "pois... é que o seu cabelo é crespo!!", encontro um rapazinho cheio de style, com idade para ser meu filho (exagerada!!). Das duas uma: ou ia correr muito bem, ou iria ser o desastre total! Como até sou optimista, lá fui à aventura (até mesmo porque não havia mais ninguém para fazer o serviço!). Regra geral, adoro a parte de lavar o cabelo (= massagem grátis!!), excepto quando é uma determinada funcionária, que me crava as unhas na cabeça; aí, a minha terapia relaxante transforma-se numa sessão forçada e interminável de um quasi-S&M. Esta sessão correu bem (thank god!!). Prueba superada!! Chegada a etapa de cortar o cabelo (de Rapunzel, que há séculos que suspirava por uma tesoura), o rapazinho diz "agora, cabeça para baixo!". Sem hesitar, inclinei a cabeça, encostando o queixo à base do pescoço. "Er... não, não! Cabeça para baixo" (tipo... mas o que é que esta caramela está a fazer??) Afinal, era mesmo virar a cadeira e colocar a cabeça mais ou menos entre os joelhos... para ver melhor os metros de cabelo que caíram ao chão de uma só assentada, mesmo à frente dos meus olhos. "É uma técnica rápida de corte, que permite logo fazer o desbaste", esclareceu o meu novo guru. E assim, o meu cabelo um palmo abaixo da cintura, ficou pelos ombros. Para finalizar, o toque de génio: espuma forte de... medula de boi!! (argh!! Mas a verdade é que ficou muito bem...)

Já está!

Antes... e depois! Já estava a precisar de 1 bom corte ;)

Thursday, July 26, 2007

Eu até queria... mas não tenho tempo!

"-Qu'est-ce que signifie « apprivoiser »?
-C'est une chose trop oubliée, dit le renard. Ça signifie « créer des liens... »
-Créer des liens ?
-Bien sûr, dit le renard. Tu n'es encore pour moi qu'un petit garçon tout semblable à cent mille petits garçons. Et je n' ai pas besoin de toi. Et tu n'a pas besoin de moi non plus. Je ne suis pour toi qu'un renard semblable à cent mille renards. Mais, si tu m'apprivoises, nous aurons besoin l'un de l'autre. Tu seras pour moi unique au monde. Je serai pour toi unique au monde..."
in Le Petit Prince, Antoine de Saint-Exupéry

Monday, July 23, 2007

Agrupamento Gândara-Mar na Expofacic

Este ano o agrupamento de escolas Gândara-Mar esmerou-se. Os alunos fartaram-se de martelar peixinhos e estrelas-do-mar e a professora de Educação Visual deu uma ajudinha a passar e embelezar o poema. Na minha opinião, valeu a pena!


+ 1 visita à invicta

Sempre que venho à terrinha, não consigo deixar de dar um saltinho ao Porto. Para quem passa a vida a dizer que é escuro, frio e chuvoso o ano inteiro, aqui fica a prova de que também é simpático e solarengo. Aproveitei para ir ao Rivoli ver o musical Jesus Cristo Super Star (de Tim Rice e do grande Andy - Andrew Lloyd Webber), com encenação e direcção Filipe de La Féria. Claro que não é a versão original, mas o elenco não lhe fica nada atrás. Vozes e interpretações fantásticas, principalmente as de Sara Lima (Maria Madalena), Pedro Bargado (Judas Iscariotes) e Gonçalo Salgueiro (Jesus de Nazaré). O elenco conta com profissionais com formação na área da música, dança, teatro, mas também nas mais diversas áreas, como engenharia civil, gestão de recursos humanos, línguas e literaturas modernas e medicina veterinária.


Sunday, July 15, 2007

oooh! tão fofas!

Este vídeo que fizémos no fluviário é dedicado à Lígia:

Friday, July 13, 2007

e também Loulé


Esqueci-me de Loulé, que falha!!

Lab Trips

Pego do Inferno, Tavira
Ilha de Tavira

Isla Canela, Ayamonte

Festival Islâmico, MértolaFluviário de Mora
Évora

Fluviário de Mora

Num sábado de calor insuportável uma maluca resolveu pegar em mais três que tais e ir até Mora (que no mapa era já ali... até parece que não sabia a priori como é o "já ali" do alentejo!). Almoçámos em Évora, demos uma voltinha, tirámos umas fotos (claro!!!) e seguimos rumo ao fluviário de Mora. Na volta, resolvemos procurar antas (afinal parece que nós é que éramos as antas, pois das de pedra nem sinal!!). À noite, chegámos a Mértola, ao festival islâmico, que estava muito animado e, claro, cheio de "coisas de gaja" para comprar!! O souk estava ao rubro ;)
Ao chegar ao fluviário, entra-se logo na loja, cheia de souvenirs "fluviais". Depois, após comprar o bilhete (6€) entra-se numa sala com a explicação de conceitos básicos. Seguidamente, o passeio através de um rio-tipo, desde a nascente até à foz, com os vários ambientes e as diferentes espécies associadas. No final, a atracção mais divertida: as lontras! São umas autênticas palhacinhas. Nascidas em cativeiro, estão completamente amestradas. Nadam para a frente a olhar para o lado, para quem as vai observar. Depois, assim que vêem uma máquina fotográfica, saltam para o tronco, para a pose, é demais!
Lá fora, há um passeio por um charco e a seguir entra-se numa sala com fotos e maquetes do fluviário: a ideia, os diferentes estádios de construção das instalações, as infra-estruturas associadas (como a sala de quarentena). No final, há aquários de ambientes exóticos de água doce (como mangais do Amazonas) e uma sala interactiva para saber mais acerca dos recuros hídricos e a forma mais correcta de os utilizar e preservar. Já chega de conversa, vamos mas é às fotos, né?
Os tanques do percurso do rio






As piranhas
As rãs-seta
As lontras

Etnografia e artesanato

E, para o ilustrar, nada mais adequado do que esta foto! Na verdade, não há mais fotos, porque tanto eu como a Cláudia nos esquecemos das máquinas fotográficas (parece impossível!), senão era o habitual nunca mais acabar de fotos ;)
Fomos num domingo à tarde até Alcoutim, à já costumeira feira de etnografia e artesanato. Muito calor, muita gente, muita animação (com direito a banda itinerante e "conjunto" no palco), muito artesanato para gastar dinheiro (ou não!), muitos doces regionais, licores (mmm... licor de poejo!!!), compotas, pão com chouriço e tascas. As tascas estavam ao rubro! Nós ficámos muito bem servidas com uma bela chouriça de porco preto assada e umas sangrias fresquinhas. As acomodações eram de luxo! Acho que não dá para ver na foto, mas os bancos eram fardos de palha. Very typical!

Aventuras campestres

Estas já estavam reportadas no blog do lab. mas, como o público não é o mesmo, cá vai de novo!
Algures em Abril foi tempo de nova recolha de amostras (de solo... mmm...). Eis algumas fotos de tão árdua e inglória tarefa. Passeio, campo, ar livre, passarinhos, flores, muito sossego, comidinha alentejana, paisagens lindíssimas... um verdadeiro martírio! Mas enfim, alguém tinha de o fazer! Biologia é que é!!!
Repararam nas minhas galochas rosa com bolinhas? Sempre com muito estilo!!!