Friday, August 17, 2007

Felicidade em 3 actos

I
A expectativa
II
A ansiedade (dela e nossa!)

III
A satisfação (dela)/ o alívio (nosso!)

Thursday, August 16, 2007

Marcel Breuer

Marcel Breuer nasceu em 1902, na Hungria. Ganhou uma bolsa de estudos para a Academia de Belas-Artes em Viena, abandonou a pintura, formou-se em carpintaria, viveu em Paris, fundou uma empresa de mobiliário de aço tubular e, em 1928, abriu um atelier de arquitectura em Berlim. Em 1932, finalmente, recebeu uma proposta para realizar o seu primeiro projecto de construção. Entretanto, foi viajando e constituindo sociedades, mas mais na área do mobiliário do que na de arquitectura propriamente dita. Após emigrar para os EUA, em 1937, deu aulas na universidade de Harvard e projectou várias casas e edifícios, a serem edificados um pouco por todos os EUA, Canadá, Argentina, Paris (Sede da UNESCO, em 1952), Holanda, Suíça, Bélgica, Reino Unido, Alemanha e Austrália. Em 1976 deixou de trabalhar, por motivos de saúde, vindo a falecer em 1981, em Nova Iorque.
Escolhi este arquitecto para vos apresentar, porque gosto bastante do conceito dos seus projectos: espaços amplos, muita luz, pedra e ligação a espaços verdes.
Confessem lá: já tinham saudades dos posts chatos, em que se aprende alguma coisa!! Mais resumidinho que isto, meus caros, é impossível ;)

Surpresa agradável

Hoje, através da RCP, enquanto vinha a caminho de casa, fiquei a conhecer uma artista plástica portuguesa muito interessante: Joana Vasconcelos. Gravatas, tampões, talheres de plástico, faróis de automóvel, tachos ou estatuetas da Nossa Senhora de Fátima, tudo pode ser um ponto de partida para a sua obra. Reciclando objectos da sociedade de consumo contemporânea, Joana cria jogos irónicos e críticos da actualidade. Nas imagens em baixo podemos ver, por exemplo, a Noiva, um lustre enorme de ferro e tampões, um sofá feito de aspirinas, uma sandália de tachos... visualmente, são bastante atraentes e divertidos.

O que é nacional, é bom

Vivam os frutos silvestres nacionais, frescos, a um preço acessível e muito, muito saudáveis! E vivam os folhetos bem concebidos!
A Beirabaga produz frutos silvestres há quase 20 anos, na região da Cova da Beira (serra da Gardunha). O folheto tem um ar tão delicioso como as bagas. Tem fotografias dos frutos e respectivas folhas (framboesa, amora, mirtilo, groselha, e cereja), acompanhadas pelos nomes comum e científico, possíveis utilizações e um quadro com informações nutricionais com especial referência aos agentes antioxidantes (dos grupos das vitaminas, carotenos e polifenóis). Acho que vou tentar convencer a chefe a testar mirtilos em vez dos óleos essenciais!! Na última página tem ainda a receita de um bolo de chocolate com framboesas que engorda só de olhar! Uma delícia ;)

Tuesday, August 07, 2007

Anúncio de emprego

Procuramos, para ocupar lugar de chefia de sector de galinhas reprodutoras pesadas, jovem residente perto de Tomar (máx 30km), com carta de condução, que goste de produção animal no terreno e disposta(o) a dedicar 6 dias/semana.

Friday, August 03, 2007

Sou mesmo desarrumada!!

Nos úlitmos minutos (vários, de facto!), estive a apagar mensagens do telemóvel (cerca de 50, sendo a mais antiga de... Novembro do ano transato!!). Pois é... é o que faz ter falta de tempo e um telemóvel hi-tech (not!!). Nos dias do ericsson T10s, que armazenava aí umas 5 sms e avisava que estava cheio, tudo estava arrumadinho! Que saudades de ler as sms linha a linha, que era o que cabia no visor. E os toques... ah... os toques!! Que melodiosos que eram!!