Thursday, August 31, 2006

Castro Marim Medieval

Como já vem sendo hábito decorreram este ano, de 24 a 27 de Agosto, os Dias Medievais em Castro Marim. No dia 27 (Domingo), os festejos iniciaram-se por volta das 16h (hora portuguesa, portanto mais coisa menos coisa...) com o desfile medieval pelas ruas da Vila de Castro Marim. Toda a vila estava "trajada" a rigor e havia já cá fora algumas bancas de venda de doces conventuais, chás para todos os males e gomas "medievais".




Às 17h abriram a feira e o mercado aos visitantes, no castelo, com lendas e bizarrias; animação de rua com músicos, saltimbancos, arqueiros, falcoeiros e bobos. O bilhete são apenas 5€, com direito a uma coroa alusiva às festividades e uma bela caneca de barro, para pedir bebidas no castelo. Logo à entrada existia uma banca de câmbio, onde se trocavam euros por reais, para poder fazer compras. A feira incluia comes e bebes tradicionais e também muito artesanato, com demonstração in loco:
Às 18h decorreu o juízo de malfeitores, relapsos, heréticos e outros desvairados, pela Companhia de Teatro Vivarte, com direito a disparo de canhão:
Às 19h houve um desfile triunfal pelas ruas e caminhos dos castelo e às 20h os Cavaleiros do Tempo fizeram uma demonstração da arte de bem cavalgar e lutar, na liça do castelo. Às 20h decorreu o banquete medieval (37,5€, mediante reserva), com pequenas representações durante o repasto. Cada dia havia um menu diferente. Para o dia 27, eis as iguarias medievais que puderam ser degustadas:
Entradas:
Fumeiro de enchidos de porco ibérico e queijos
pastéis de peixe do rio
abóbora frita em polme de ervas de cheiro
empadas de perdiz e cogumelos
Sopa:
sopa rica de peixe e marisco
Prato principal:
leitão assado acompanhado com refogado de beringela, abóbora e nabos com ervas de cheiro
salada do bosque
Sobremesas:
creme de laranja com ameixas secas
bolo de nozes com mel
confeitos de frutos secos
frutas frescas do pomar
frutos secos
Bebidas:
vinho do castelo adoçado com mel e açúcar rosado
cerveja preta
cidra
É claro que a raia miúda se ficou pelas tasquinhas, que também não eram nada más!! E aproveitámos para visitar a exposição de intrumentos de tortura, que contava com a participação de figurantes... inesperados!! (eu sei de uma pessoa que se assustou um bocadinho... mas só um nadinha... mwahahah!!)
Por volta das 21h o gruppo stórico spadaccini e musici di soriano nel cimimo (Itália) fez uma demonstração de destreza no manejo da espada, no terreiro do castelo.
Às 21:30, no Forte de S. Sebastião, que parece longe mas é a um pulinho de distância, decorreu um concerto de música celta e tradicional portuguesa, pelos Lumen - A Luz do Sol. A vista para a vila e para o castelo é magnífica.
De volta ao castelo, na liça, pelas 22h, assistiu-se a um espectáculo de coreografia e musica com bandeiras, pela associazione folkloristika sbandieratori. Na igreja do castelo, decorreu um concerto de música judia-sefardita, por Rania Legado Sefardi (Espanha).
Às 23h o grupo creativo imprevisible (Espanha) presenteou-nos com uma surpreendente interpretação da lenda O dragão e o cavaleiro, com direito a música e pirotecnia. Foi um final em grande, com direito a fogo de artifício, ainda que mesmo por cima dos espectadores (com direito a umas bolinhas incandescentes na pele...).

No comments: