Tuesday, February 20, 2007

É carnaval!!!

Camille Saint-Saens (1835-1921) aos 7 anos de idade já escrevia pequenas peças e aos 10 conseguia tocar algumas das peças mais difíceis de Mozart e Beethoven. Conhecia a música profundamente, estando familiarizado com as obras dos grandes compositores europeus antigos e modernos. Possuia uma vasta e sólida cultura em filosofia, ciência e literatura. Em astronomia chegou a alcançar verdadeira autoridade. Escreveu um livro de filosofia, Problèmes et Mystères, versos, uma comédia, e escreveu ele mesmo os libretos de várias das suas óperas.
Saint-Saëns gostava muito de viajar. Movido por impulsos súbitos, fazia excursões repentinas às partes mais distantes do planeta, dava-lhe prazer conhecer lugares exóticos. A morte veio colhê-lo numa cama de hotel em Argel, na Argélia, no dia 16 de dezembro de 1921. Acredito que agora chegou mesmo o meu fim, murmurou, e fechou os olhos para sempre.
A obra de Camille Saint-Saëns é imensa: sinfonias, concertos para piano e violino, peças para órgão, música vocal e instrumental, sacra e profana. Entre as peças mais conhecidas deste compositor, podemos citar: o Concerto para violino no. 3 em si menor (op. 61), a Danse Macabre, Introdução e Rondò Capriccioso para violino e orquestra e o Carnaval dos Animais.
Precisamente por ser carnaval, aqui ficam uns vídeos desta obra, que são interessantes porque aliam a música de Saint-Saens a animações feitas a partir de plasticina.


Parte 1 (introdução e marcha real do leão):



Parte 2 (galinhas):



Parte 3 (burros selvagens):




Parte 4 (tartarugas):
(se tivesse + bpms - beats per minute -, reconheciam esta música? pois... soa a can can, né?)



Parte 5 (o elefante):



Parte 6 (aquário):
esta também conhecemos, certo? ;)



Parte 7 (cangurus):



Parte 8 (personagens de orelhas compridas):



Parte 9 (o cuco na floresta):



Parte 10 (pássaros):



Parte 11 (pianistas):



Parte 12 (fósseis):
Reconhecem? Foi inspirado na Dança Macabra, do próprio Saint-Saens ;)



Parte 13 (o cisne):



Parte 14 (o final):

No comments: