Sunday, February 25, 2007

Estoi aqui tão perto!

O palácio-jardim de Estoi foi uma feliz concepção, nascida no séc. XVIII, quando a Idade Barroca soltava os últimos suspiros (talvez já fora de tempo) e o neoclassicismo andava bem maduro. Os primeiros proprietários do Palácio foram o coronel Francisco José Maria de Brito Pereira Carvalhal e Vasconcelos e sua mulher, D. Rita Eugénia. Passados poucos anos, o país sofria a 1ª invasão francesa. Uma vez convidado (juntamente com outros representantes da alta sociedade farense) pelo general Maurin, destacado para o Algarve pelo general Junot, para um jantar no quartel-general de Faro, o coronel viu-se na obrigação de retribuir, com uma festa no seu palácio de Estoi (o que foi visto como uma clara traição à pátria). Poucos meses depois, os franceses foram expulsos do país e o coronel Carvalhal e Vasconcelos foi suspenso das funções militares que exercia em Faro, tendo fixado residência na casa de Estoi. Como o seu herdeiro (José Maria) não tinha sucessores directos, deixou o usofruto do palácio às irmãs D. Maria da Encarnação e D. Maria Francisca Pereira de Carvalhal, a ser vendido por morte da última das irmãs, e o produto dessa venda a ser distribuído pelos pobres. Após essa data, o jardim transformou-se em ruínas.
Mais tarde, em 1893, José Francisco da Silva, homem de Estoi, boticário em Beja, após ter enriquecido, comprou o palácio e mandou restaurá-lo (o restauro ficou ao encargo do arquitecto e decorador Domingos António Meira), tendo gasto um total de 110 contos de réis. Em 1909, pelo serviço prestado ao recuperar o palácio, o rei D. Carlos I concedeu-lhe o título de visconde de Estoi.
José Francisco da Silva adquiriu inúmeras peças de arte, portuguesas e estrangeiras, principalmente italianas, suas contemporâneas e mais antigas. Todos os frescos, móvies, azulejos, estátuas têm um autor e um significado.









É pena não ter fotos do interior, que é deveras impressionante (ver Os mais belos palácios de Portugal, vol II, da colecção Património da Verbo).

No comments: