Sunday, January 25, 2009

Trondheim

Finalmente, a civilização!! Primeiras impressões da cidade? Nham, nham! :) Assim que chegámos das ilhas, no expresso (não, não tem rodas... mas atinge uma velocidade bastante grande para o seu tamanho), fomos almoçar ao Peppe's Pizza. Obviamente não é tradicional da Noruega, mas tem uma vista fantástica para o rio Nidelva (e também já apetecia comer qualquer coisa menos saudável, depois de mais de uma semana a peixinho e saladas - não que me esteja a queixar, entenda-se!).
Trondheim é a 3ª maior cidade da Noruega e foi a primeira capital do país. Na idade média, o nome da cidade era Nidaros.

Trondheim, no verão, é muito solarenga e tranquila. Muito sol, muita água, muita gente a andar de bicicleta e a apanhar sol na relva.



A catedral, mandada construir pelo rei Olav (1066-1093) é, em concepção e execução, a igreja mais magnífica da escandinávia. Ao longo dos séculos sofreu várias alterações e ampliações.



Ao andar pela cidade, observam-se quase mais sinais para os ciclistas do que para os veiculos motorizados. Até têm, imagine-se, elevadores para bicicletas nas subidas mais íngremes (fotos abaixo). Basta ter um cartão, introduzi-lo na máquina, esperar pelo elevador (uma peça para andar sobre os carris), colocar o pé, subir para a bicla e aproveitar a viagem :)


Esta subida em particular leva-nos até à fortaleza de Kristiansten, da qual se tem uma vista soberba sobre a cidade, cujo coração fica numa ilha no meio do rio, como se pode ver aqui e na foto em baixo.




Lá de cima também se vislumbra o Munkholmen uma ilha que tem basicamente um monumento muito giro e praia em volta (foto em cima, à direita). Começou por ser um mosteiro, mas também serviu de prisão e forte. Actualmente é possível visitá-la num dos vários cruzeiros diários a partir de Trondheim.
Além da vista e da lição de história, há outra coisa deliciosa na fortaleza: o cafezinho. As imagens falam por si :)


Falando em restauração, aqui está um exemplo de adaptação às condições climatéricas do país. Ali não há a desculpa "ah e tal, não posso ir para a esplanada ("esplanede"!!) porque está frio". Como se pode constatar, na foto em baixo, as esplanadas têm cadeiras e mesas como todas as outras, mas também mantinhas para aquecer as pernas ;)

Nas fotos em baixo temos a residência oficial da família real quando vem à cidade (já era quase de noite, por isso é que está escura...) e o monumento ao Viking. Aqui, junto à estátua, pode apanhar-se o barco para ir ao Munkholmen.

A vista lá de cima do quarto do hotel, mesmo no centro da cidade.

Os vários museus no centro de Trondheim (museu da indústria, museus religiosos, históricos, da familia real, galerias de arte...).

A sinagoga. Estava quase a desistir de a encontrar... estava no mapa e queria tirar uma foto para mostrar à B., mas não é propriamente evidente! Parece uma casa normal, apenas com a particularidade de ter uma estrela de David numa das janelas e outra gravada no portão.
Depois desta canseira toda de palmilhar a cidade de uma ponta à outra, sempre armadas com a máquina fotográfica, fomos lanchar a um café-galeria de arte:




Só para terminar, tinha que colocar aqui esta última foto. Estão a ver aquela coisa esquisita lá ao fundo, que parece uma composição de cubos cinzentos, com uma cruz? Pois é... no meio de tantos edifícios magníficos, tinham logo de escolher aquele para ser, imaginem, a igreja católica!

1 comment:

Sonia said...

Mas tu não foste para o estrangeiro fazer o doutoramento? Em quê? Turismo??