Sunday, October 08, 2006

Imperatriz

Esta é a história da mulher que, no século VII, em plena dinastia Tang, se tornou Imperatriz Suprema da China, desafiando o poder dos homens e os tabus de toda uma época. Escolhida aos 13 anos para servir de concubina na Cidade Proibida, acabaria por marcar o seu tempo de forma fulgurante. Passou pela guerra e pela fome, conheceu as conspirações e as traições, tudo viveu e a tudo sobreviveu. Aos 29 anos, recebeu o título de Imperatriz, tomando o lugar do Imperador na alvorada dos 50. Com ela, e através, a China viveu um dos períodos mais esplendorosos da sua civilização.
Cada momento é especial, descrito de forma demorada e bela:
Certa noite, um sobressalto. As águas fervilhavam. Vagas furiosas esmagavam-se sobre mim. Encolhida, lutava contra o medo concentrando-me na minha respiração, no espasmo da minha dor. O rebentamento da maré atira-me para uma estreita embocadura. Deslizo por entre os rochedos. O meu corpo sangrava. A minha pele rasgava-se. A minha cabeça implodia. Cerrava os punhos para não gritar.
Alguém me puxa pelos pés e me bate nas coxas. De cabeça para baixo, vomito o meu choro. Envolvem-me no tecido que me arranha. Oiço a voz ansiosa de um homem: " É rapaz ou rapariga?".
Ninguém responde. O homem aproxima-se de mim e tenta rasgar-me o cueiro. É interrompido pelos gemidos de uma mulher:
- Outra rapariga, Senhor.
- Ah! - exclama, antes de se desfazer em lágrimas.
Quem lê o início, não pode antever o quão erótico o livro se pode tornar mais à frente ;)

No comments: