Saturday, March 17, 2007

Columbarium



Os columbaria (no contexto do post sobre as ruínas romanas de Milreu) eram cofres subterrâneos onde eram depositados os restos mortais cremados de pessoas, em pequenos nichos nas paredes. Os nichos individuais eram frequentemente marcados por placas memoriais e bustos esculpidos.
Por outro lado, columbarium vem de columba - pomba - pelo que pode também significar pombal.
No fim do dilúvio (cujo simbolismo está ligado ao baptismo), a pomba solta por Noé volta com um ramo novo de oliveira no bico, sinal de que a terra é de novo habitável. Quando Cristo volta a subir da água do seu baptismo, o Espírito Santo, em forma de uma pomba, desce sobre Ele e sobre Ele permanece. O Espírito desce e repousa no coração purificado dos baptizados. Em certas igrejas, a santa Reserva eucarística é conservada num recipiente metálico em forma de pomba (o columbarium), suspenso acima do altar. O símbolo da pomba para sugerir o Espírito Santo é tradicional na iconografia cristã.
E mais!! No apogeu da monarquia francesa, do século VI ao IX, em muitos lugares da Europa os senhores feudais mantinham haréns privados, e os serviços sexuais eram uma função complementar das criadas. O columbarium, que significa pombal, era um tipo de senzala feminina onde se alojavam as criadas. Em alguns domínios era chamado oficialmente de geneceium (gineceu)(derivado do latim gynaecium, aposento reservado às mulheres nas casas romanas).

No comments: