"Após vários anos de avanços e recuos, a Enatur, Pousadas de Portugal consignou finalmente as obras de recuperação e adaptação do Palácio de Estoi a pousada histórica.
O projecto da autoria do arquitecto Gonçalo Byrne prevê a recuperação e adaptação do Palácio de Estoi a pousada histórica, com uma capacidade hoteleira de 61 unidades de alojamento e o espaço para eventos e todos os critérios de qualidade e de conforto condizentes com a sua classificação e integração na rede de pousadas de Portugal.Refira-se que o edifício é pertença do Município de Faro desde 1987, tendo em 1999 a Câmara Municipal decidido assinar um protocolo com a Enatur para a sua recuperação e aproveitamento turístico.O processo que ao longo dos anos tem sofrido várias vicissitudes e atrasos, tendo mesmo estado em risco devido a um parecer negativo do IPPAR, só ultrapassado pela acção do actual Executivo, chega agora ao fim com a adjudicação das obras, que rondam os 8,7 milhões de euros.O Palácio de Estoi, classificado como "Imóvel de Interesse Público", foi edificado nos finais do séc. XVIII, como residência de veraneio da família de Francisco José de carvalhal, transitando nas últimas décadas do séc. XiX para a posse de José Francisco da Silva, a quem D. Carlos concedeu o título de Visconde de Estoi, sendo finalmente adquirido há duas décadas pela Câmara Municipal de Faro."
A ver vamos se é finalmente agora que o palácio é recuperado como merece, seria uma enorme pena continuar a degradar-se mais esta magnífica peça do nosso património.
No comments:
Post a Comment