Sunday, March 25, 2007

Estrutura de E8 descodificada por matemáticos

Desde o século XIX que o enigma E8, um dos grupos de Lie, está por resolver. Um cálculo matemático até agora sem resposta inventado pelo matemático norueguês Sophus Lie, com a finalidade de estudar a simetria das estruturas analíticas.
Bolas, cilindros ou cones são exemplos comuns de objectos simétricos de três dimensões, no entanto, o E8 apresenta 248 dimensões. Jeffrey Adams, líder do projecto e professor de matemática da Universidade de Maryland, citado em comunicado do Massachusettes Institute of Technology (MIT) afirma que, «o E8 foi descoberto há um século, em 1887, e até agora ninguém pensou que a estrutura poderia alguma vez ser compreendida».

O que é atraente no estudo do E8 é que é tão complicado como a simetria consegue ser», afirma David Vogan, investigador do MIT envolvido no projecto. O cientista adianta que, «a matemática consegue quase sempre oferecer outro exemplo que é mais difícil do que aquele para o qual estamos a olhar no momento, mas o grupo Lie E8 é o mais difícil de todos».

Os cientistas referem que ao fim de uma vasta consulta à leitura disponível sobre o E8 e chegada a hora de introduzirem os dados no computador, verificaram que não existiam máquinas suficientemente poderosas para introduzir uma quantidade tão vasta de informação.

Para lidar com a questão, os cientistas decidiram «realizar várias pequenas versões do cálculo, cada um produzindo uma versão incompleta da resposta. Estas respostas incompletas poderiam ser conjugadas para dar a solução final», explicam os cientistas no site do American Institute of Mathematics e adiantam que «o custo foi ter de correr o cálculo quatro vezes, mais o tempo de combinar as respostas. No final o cálculo levou cerca de 77 horas a realizar no supercomputador Sage».

Os cientistas sabem que os resultados do cálculo vão ter grandes implicações na mais diversas áreas da ciência, mas «esta é uma investigação fundamental que terá muitas implicações, a maioria das quais nós ainda não sabemos», afirma Jeffrey Adams e adianta que, «tal como o Genoma Humano não dá instantaneamente um novo medicamento milagroso, os nossos resultados são uma ferramenta básica que as pessoas vão utilizar para desenvolver investigação noutras áreas».
Para quem ainda está confuso/ curioso, pode ver aqui mais informações acerva do dito cujo E8. Até tem a sua piada...

No comments: